Blog

Manutenção em Reservatórios Metálicos

Capa Manutanção Reservatorio Metalico

A alta demanda e os custos reduzidos fizeram dos reservatórios metálicos solução muito utilizada em empreendimentos residenciais na última década. Pois saibam que esse é um item do projeto que merece atenção especial, principalmente quando o assunto é manutenção e conservação do produto.

Vejamos alguns alertas importantes para as construtoras e profissionais que fizerem esta escolha.

.

1. Tenha muito critério na escolha do fabricante.

.

Assim como a demanda, muitas foram as empresas que cresceram e expandiram sua produção, se apresentando como especialistas no assunto. Porém, assim como qualquer outro produto, nem todas as ofertas do mercado estão no mesmo nível de qualidade e desempenho. Além disso, não se trata de um produto cujas diferenças e possíveis falhas possam ser facilmente identificadas.

Para minimizar a possibilidade de futuros problemas, fique muito atento e siga alguns passos para escolha do fornecedor:
  –  pesquise o histórico da empresa
  –  analise produtos entregues há um prazo acima da garantia
  –  faça visitas para se certificar que tudo foi executado conforme contratado por outros clientes
  –  solicite certificados e procedimentos de fabricação e montagem
  –  estude e analise as especificações de materiais utilizados (ex.: espessura de chapas, camadas de pintura)
  –  exija garantias no mínimo conforme as normas, com atenção para a estrutura e revestimentos.

Manutenção Reservatório Metálico.

.

2. Empreendimentos residenciais são muito diferentes dos industriais, públicos ou comerciais.

.

Condomínios industriais e comerciais, assim como locais públicos, geralmente serão administrados por empresas especializadas, com experiência sobre quais itens merecem cuidados específicos de manutenção e conservação, como reservatórios por exemplo. Em condomínios residenciais, ainda são muitos os casos em que alguns moradores comuns assumem a administração e, portanto, não sabem exatamente o que fazer em cada área do prédio.

Essa é uma especificidade que diferencia muito o tipo de atenção que se deve dispensar para entrega de empreendimentos residenciais. Portanto, instrua os novos moradores sobre os cuidados que devem ter em cada área e com cada equipamento do condomínio, inclusive, quando aplicável, com o reservatório metálico.

Manutenção Reservatório Metálico..

.

3. Forneça um manual específico de manutenção, conservação e limpeza.

.

Na documentação de entrega, busque ir além das instruções genéricas, do tipo: “procure uma empresa especializada”. Solicite ao fabricante um manual com os procedimentos adequados para conservação e limpeza, a periodicidade desses trabalhos, os itens que devem ser analisados e em que condições os termos de garantia são aplicáveis. Procedimentos e cuidados que devem estender as características e desempenho do reservatório.

Apresente exemplos de casos em que, se necessário, uma empresa especializada deverá ser acionada para avaliar e executar os trabalhos de manutenção e restauração, como os serviços apresentados nas imagens desta publicação.

.

Estes itens parecem óbvios, porém por muitas vezes acabam esquecidos ou deixados em segundo plano.

Quer se destacar e ser diferenciado no mercado da construção civil? Então faça diferente e tenha atenção a todos os detalhes, desde a construção até a entrega e atendimento ao cliente.

Deixe o seu comentário